A GravityLight deve lançar no mercado uma lâmpada que produz energia a partir da gravidade no ano que vem. Depois de conseguir US$ 359 mil com o site de crowdfunding Indiegogo, a empresa chega com a proposta de entregar um produto barato, sustentável e capaz de prover luz a custo zero.

A lâmpada funciona de maneira simples: o peso de um pêndulo, quando puxado, é capaz de converter a força em produção de energia. Com uma válvula e um pequeno gerador, a GravityLight pode chegar ao mercado pelo valor de US$ 20. Uma lâmpada chega a iluminar um quarto pequeno por até quatro horas com o pêndulo puxado para um lado. Para “carregar”, basta trocar o lado do peso.

Depois da campanha no Indiegogo, o produto foi testado em 26 países diferentes.

Com o feedback, os desenvolvedores descobriram que as lâmpadas quebravam com facilidade e muitas famílias achavam os pêndulos pesados demais. Por isso, desenvolveram uma lâmpada mais forte e leve.

Por enquanto, uma segunda campanha no Indiegogo está procurando investimentos para levar as GravityLights para o Quênia.

Em entrevista ao site FastCoExist, a diretora comercial Caroline Angus afirmou que essas lâmpadas vão revolucionar esse tipo de experiência.

“Agora as pessoas poderão ter acesso a uma luz mais pessoal, sem a necessidade de iluminar um ambiente por completo”, diz.

Ela também imagina que pessoas de todas as classes devem adquirir o produto. “A lâmpada é útil para quem ganha pouco e precisa economizar e também àqueles interessados no uso consciente de energia.”

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios