No banho

Enquanto estiver esperando a água do banho esquentar, guarde o volume em um balde. Essa água é limpa e só está sendo descartada por que está fria. Use-a para regar as plantas ou para fazer limpeza.

Durante o banho, feche o chuveiro enquanto se ensaboa e só ligue quando for se enxaguar. Desta forma, ao invés de gastar 180 litros, você usará apenas 48 litros. O banho deve ter no máximo 5 minutos.

Revise as torneiras

O vazamento de uma torneira gasta cerca de 46 litros por dia ou 1380 litros por mês. Prefira torneiras automáticas que gastam 30% do despendem torneiras regulares.

Vaso sanitário

Evite jogar lixo no vaso sanitário e não use a descarga se não houver necessidade. Cada vez que ela é acionada por 6 segundos, gasta-se entre 6 e 10 litros.

Use a máquina de lavar com consciência

Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. Só use a máquina quando ela estiver com capacidade total. Uma lavadora utiliza 135 litros de água a cada lavagem. E mais – a água de enxágue é própria para o uso para lavar pisos e quintais. Direcione a mangueira de descarte para baldes e faça a armazenagem.

Ao lavar a louça

Para lavar um copo é preciso dois copos de água, portanto, controle o uso da louça. Tente usar o mesmo copo durante o dia, por exemplo, e deixe a louça do dia acumular para lavar tudo de uma única vez. E antes de começar o enxague, jogue o resto de comida no lixo. Tente também colocar água e detergente até a metade da pia, deixando a louça de molho por 10 minutos. Depois faça o enxague.

Jardins

Regue as plantas nos períodos da manhã ou da noite para evitar que a água evapore com facilidade. Na hora de mangueiraregar, dispense a mangueira e use um regador. A mangueira usa 93 litros de água em cinco minutos, enquanto um regador tem uma capacidade que varia entre 5 ou 10 litros

Limpeza da calçada

Evite lavar a calçada com uma mangueira, optando pelo uso de uma vassoura. Se usar a mangueira durante 15 minutos, por exemplo, 280 litros de água serão desperdiçados.

Carro

Ao lavar o carro, não use mangueira. Prefira fazer a limpeza com um pano, usando um balde de água.

Sistema de reutilização

Apesar de caros, os sistemas de reuso profissionais são um investimento que, com o tempo, se paga com a economia que gera. Em uma casa de 200m², por exemplo, o sistema custa entre R$ 6 mil a R$ 10 mil e se paga em até quatro anos*. Água do chuveiro, da máquina de lavar, da pia e até da chuva pode ser captada automaticamente pelo sistema, que dá opção de filtragem e redirecionamento para outros usos.

*Valores para a cidade de São Paulo

Fonte: Terra